Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61824

Compartilhe esta página

Título: Uso de nanocompósito de óxido de ferro e polímero condutor como plataforma terapêutica para a leishmaniose tegumentar
Autor(es): GUAJARDO, Alicia Elizabeth Chávez
LIMA, Elton Marlon de Araújo
SILVA, Romário Justino da
HOLANDA, Vanderlan Nogueira
RATKOVSKI, Gabriela Plautz
MACIEL, Bruna Gomes
FIGUEIREDO, Regina Célia Bressan Queiroz de
MELO, Celso Pinto de
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Abstract: A presente invenção se estende ao uso de nanocompósitos magnéticos de óxido de ferro e polímeros intrinsicamente condutores (PIC) como uma efetiva plataforma seletiva para o tratamento de leishmaniose tegumentar. A leishmaniose é uma das doenças tropicais negligenciadas (DTNs) associadas a uma maior vulnerabilidade social em países em desenvolvimento, em que frações significativas de sua população estão ainda sujeitas à escassez de serviços básicos como saneamento, moradia adequada e acesso a tratamentos de saúde, o que contribui para o aumento do número de casos de infecção dessa doença. A presente proposta de inovação se baseia na utilização de um nanomaterial magnético constituído de óxido de ferro e PIC como um agente terapêutico para essa DTN, que apresenta boa citocompatibilidade e promissoras atividades leishmanicidas, aliando uma boa eficácia com alta seletividade pelo parasita frente à célula hospedeira (macrófago).
URI: https://busca.inpi.gov.br/pePI/
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61824
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR 102023010353.pdf18,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.